sábado, 27 de junho de 2009

Pagode

Pagode é um gênero musical brasileiro originado no Rio de Janeiro a partir da cena musical do samba. Estilo musical mais comum nas favelas e locais com baixa concentração de renda, como conjuntos habitacionais e subúrbios. Esta é a forma pejorativa e preconceituosa que esta palavra assumiu. Na verdade o pagode não é exatamente um gênero musical. O pagode, na verdade, era o nome dado às festas que aconteciam nas senzalas e acabou se tornando sinonimo de qualquer festa regada a alegria, bebida e cantoria. Prova de que o nome em nada tem a ver com o rítmo, é a música Pagode de Brasília gravada por Tião Carreiro em 1959, cuja roupagem em nada lembra nenhuma das variações do samba. O termo pagode, começou a ser usado como sinônimo de samba por causa de sambistas que se valiam deste nome pra suas festas, mas nunca o citaram como estilo musical. Isso pode ser bem percebido pela letra "Pagode do Vavá" de Paulinho da Viola, "Pagode pra valer" de Laci Brandão ou qualquer outra do grupo Fundo de Quintal, considerado por muitos o primeiro grupo de pagode do Brasil. Acabou se tornando uma referência para os leigos que falam sobre pagode, forró ou axé. Sendo que nenhum destes são gêneros musicais ou mesmo rítmos. E atualmente é usado de forma pejorativa por alguns e de forma descabida inclusive por "músicos do Gênero".

Gênero
O pagode designa festas, reuniões para se compartilhar amizades, música, comida e bebida. Surge como celebração do samba em meados do século XIX e se consolida no século XX no Rio de Janeiro. Mesmo antes já eram celebradas estas festas em senzalas de escravos negros e quilombos. Com a abolição da escravatura e fixação dos negros libertos no Rio de Janeiro e que têm uma relação intrinseca com o sincretismo de religiões de origem africana, como o candomblé, a umbanda - o pagode se consolida com a necessidade de compartilhar e construir identidade de um povo recém liberto, e que precisa dar outra função ao corpo que até então é somente instrumento de trabalho. Por isso a relação estreita entre música e dança na cultura de origem africana, além do fato de ter a síncopa como principal caracteristica da construção técnica-musical, derivada da percussão marcadora do ritmo.
Antigamente, pagode era considerado como festa de escravos nas senzalas. No final da década de 1970, no Rio de Janeiro o termo passou a ser associado a festas em casas e quadras dos subúrbios cariocas, nos calçadões de bares do Centro do Rio e da periferia, regadas a bebida e com muito samba. A palavra pagode no sentido corrente surgiu de festas em favelas e nos fundos de quintais cariocas que falavam sobre sentimentos (alegrias e tristezas) das pessoas que lá moravam.
O samba adquiriu diferentes formatos ao longo de várias décadas, entre os quais, "samba de breque", "samba-canção", "samba-enredo", "samba de partido-alto", , "samba-puladinho", "samba sincopado" (ou gafieira), "samba de rancho", sambalanço, samba-rock, "samba de roda", "samba com Axé" e Samba-Reggae".
E após a década de 70, começaram a associar o nome pagode aos sambas feitos por grupos musicais, normalmente em músicas com temáticas românticas ou com versos de improviso. Porém o nome que melhor se aplicaria a estes seria o samba dolente e o partido alto.
Nessa época foram introduzidos novos instrumentos principlamente pelo Grupo Fundo de Quintal ao cenário do samba como: o repique de mão criado pelo músico Ubirany, o tantã (criado pelo músico e compositor Sereno) e o banjo com braço de cavaquinho (criado por Almir Guineto). Essa nova roupagem ajudou a firmar a idéia de que um novo rítmo surgia.
Com o passar do tempo, o gênero passou a incorpoirar ás vezes instrumentos como o teclado (como em "Parabéns Pra Você", do Fundo de Quintal). E na década de 1990, o pagode ganhou uma roupagem mais comercial, com grandes índices de vendagem. Grupos não só cariocas, mas também paulistanos tiveram um êxito, notadamente por tocarem um estilo mais romântico. Hoje, este pagode comercial convive com o de raiz, e ambos têm sucesso comercial no Brasil.

Nomes e grupos da geração Cacique de Ramos nos anos 1980
Fundo de Quintal
Jorge Aragão
Beth Carvalho
Zeca Pagodinho
Almir Guineto

Nomes da geração 1990 do "Pagode"
Raça Negra - liderado por Luiz Carlos
Raça - liderado por Décio Luiz
Só Preto Sem Preconceito - liderado por Paulinho
Razão Brasileira - liderado por Paulinho Razão
Só Pra Contrariar - liderado por Alexandre Pires
Katinguelê - liderado por Salgadinho
Negritude Junior - liderado por Netinho de Paula
Exaltasamba - liderado por Péricles
Molejo - liderado por Anderson
Os Morenos - liderado por Waguinho
Art Popular - liderado por Leandro Lehart e Márcio Art
Sem Compromisso - liderado por Marcelinho
Sensação - liderado por Marquinhos
KaraMetade - liderado por Vavá
Gera Samba - liderado por Washington
Muleke Travessos - liderado por Rodriguinho

Ressurgimento nos anos 1990
Grupo Revelação - liderado por Xande de Pilares
Soweto - liderado por Belo
Grupo Desejos - liderado por Márcio Duart
Matéria Prima - liderado por Hugo
Da melhor Qualidade - liderado por Cleverson
Os Travessos - liderado por Rodriguinho
É de Mais - liderado por Sandrinho
Dudu Nobre

Nomes da terceira geração do Pagode - nos anos 2000
Belo - carreira Solo
Alexandre Pires - carreira Solo
Exaltasamba - liderado por Thiaguinho
Grupo Revelação - liderado por Xande de Pilares
Rodriguinho - carreira Solo
Gustavo Lins - carreira solo
Inimigos da HP - liderado por Sebá
Jeito Moleque - liderado por Bruno Diegues
Grupo Pixote - liderado por Douglas(Dôdô)
Sorriso Maroto - liderado por Bruno
Swing & Simpatia - liderado por Luciano Becker
Turma do Pagode - liderado por Leíz
parangole - liderado por Léu Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário